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Natação

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A Natação é um esporte que pode fazer parte da vida da criança logo nos primeiros meses, contribuindo para o desenvolvimento do ser humano nos aspectos cognitivo, emocional e social.

Crianças iniciadas em um programa de adaptação ao meio líquido em idade pré-escolar têm um melhor rendimento em seu processo de alfabetização.

Alguns Benefícios da Natação

Ajuda na prevenção e recuperação de doenças como:

 Asma
 Bronquite
 Problemas ortopédicos
 Prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento. 
 Aumenta a resistência cardiorrespiratória, muscular e melhora a coordenação motora. 

Natação para Bebês

A criança principalmente em seus primeiros anos de vida, passa por um processo intenso de desenvolvimento e maturação.

Até os 05 anos de idade, ela tem a capacidade de ter 90% do seu cérebro preparado para o futuro.

E o que isso tem a ver com a natação para bebês?
Na verdade, todos esses desenvolvimentos podem ser auxiliados e estimulados com a natação.

O bebê já é adaptado ao meio líquido desde a gestação, são capazes de executar diversos movimentos natatórios, demostrando uma série de reflexos, comuns na primeira infância.

Tudo através de estímulos estereoceptivos, ou seja, atividades que busquem facilitar o desenvolvimento dos órgãos sensoriais das crianças, como o tato, a audição, o olfato, e a visão.

O ideal é que a musicalidade também faça parte das aulas, pois estimulam a memória e aumenta o vocabulário significativamente.

E são inúmeros benefícios que a natação proporciona aos bebês. Além de melhorar a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cardio respiratória e muscular, tranquiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias.

Um dos momentos mais importantes na natação é o exercício constante que se faz com os pais. É a inteligência emocional que através de atividades específicas, faz uma aproximação entre todos os bebês, seus familiares e o professor.

Esse contato é de extrema importância para o desenvolvimento afetivo, já que sabe-se que o controle emocional é basicamente formado aos 02 anos de idade.

A natação para bebês faz parte fundamental de estudos da psicomotricidade e através do seu conceito que faz-se todo o planejamento.

Normalmente as aulas de natação são ministradas junto com os pais na piscina até os 03 anos de idade, para que as crianças tenham condições de aprender com segurança, transformando o medo do desconhecido em um ambiente alegre e prazeroso.

Flávia Gazolli Ferreira

Fonte: Guiadobebe.uol.com.br

Natação Infantil

Os Benefícios da Natação Infantil no Processo de Alfabetização
Profª. Linda Moreira

O desenvolvimento da personalidade da criança
, que compreende as mudanças ocorridas no organismo durante o processo de crescimento e desenvolvimento (comportamento motor, percepção, construção da inteligência, afetividade, aprendizagem) tem merecido ultimamente uma atenção cada vez maior por parte dos investigadores, como assinala Cirigliano (1981).

A cada dia novas escolas de natação são abertas oferecendo a prática dessa atividade a todas as faixas etárias, incluindo-se aí desde os recém-nascidos (3 meses) até idosos.

Os pais matriculam seus filhos ainda bebês em programas de adaptação ao meio líquido esperando que com isso os mesmos aprendam a nadar. Mas o que muitos não têm em mente é que os benefícios de um programa de natação infantil vão muito além do saber nadar.

Sem via de dúvida, a natação infantil é o primeiro e mais eficaz instrumento de aplicação da Educação Física no ser humano, assim como excelente elemento para iniciar a criança na aprendizagem organizada.

Similarmente, é possível afirmar, no que diz respeito, por exemplo, ao desenvolvimento psicomotor, sua decisiva participação na construção do esquema corporal e seu papel integrador no processo de maturação como assinalam Franco (1985) e Damasceno (1992-c).

Dessa forma, o fim que persegue um método de natação não deve ser unicamente que o aluno chegue a converter-se em um bom nadador. Como salienta Navarro (1978), o aluno deve também receber um acúmulo de experiências que, através das suas vivências lhe enriqueçam e contribuam à sua melhor educação integral.

Nesse sentido, a natação infantil não se detém somente ao fato de que a criança aprenda a nadar, como afirmam Navarro e Tagarro (1980), mas sim, que contribua para ativar o processo evolutivo psicomorfológico da criança, auxiliando o desenvolvimento de sua psicomotricidade e reforçando o início de sua personalidade.

O raio de ação da natação infantil, continuam os especialistas, envolve desde a ativação das células cerebrais da criança, até um melhor e mais precoce desenvolvimento de sua psicomotricidade, sociabilidade e reforço do sistema cardiovascular morfológico.

A natação como agente educativo quando aplicada a crianças em idade pré-escolar assumirá um papel formativo e totalizador, levando as mesmas crianças que participaram de um programa de adaptação ao meio líquido a se desenvolverem melhor e mais rapidamente, o que fará do posterior processo de alfabetização algo simples e bem sucedido.

Podemos inferir, assim como Cirigliano (1981) que um programa de natação para a primeira infância, quando elaborado e conduzido por um profissional competente, assume o importante papel de educar integralmente a criança permitindo:

 A aquisição do sentimento de "confiança básico", eixo da personalidade e matriz da confiança social;

 A seleção e gradação dos estímulos sensorio motores para obtenção de respostas adaptativas mais adequadas e hierarquicamente úteis para a transferência da aprendizagem;

 A adequação aos estímulos perceptivo motores no preciso momento evolutivo, tornando irreprodutível se oferecido mais tarde com as mesmas características naturais e nas mesmas condições;

 A utilização da base reflexa antes de sua extinção, para a construção de sistemas funcionais econômicos através de propostas sistemáticas de aprendizagem;

 O conhecimento e domínio progressivo do corpo, que facilitam a formação de uma imagem corporal integrada e rica através da sensório – percepção;

 A formação de base (constructos) da inteligência, a partir das oportunidades oferecidas, em quantidade e qualidade adequadas , de exercitar sua vontade em realizar experiências;

 A comunicação entre a criança e o professor (adulto) através do gesto e da ação, canais onto e filogeneticamente mais antigos, como medida prévia para uma comunicação simbólica e integrada em seus três níveis de expressão: preverbal, paraverbal e verbal;

 A instauração de um vínculo pedagógico personalizado e cooperativo , aberto a mutualidade família – escola de natação, a fim de formar um arquétipo educativo social prospectivamente válido.

 Assim, a importância da natação não apenas para o desenvolvimento físico da criança mas também para a formação de sua personalidade e inteligência, é algo que não se pode negar.

Crianças iniciadas em um programa de adaptação ao meio líquido em idade pré-escolar têm um rendimento mais satisfatório em seu processo de alfabetização.

Referencias bibliográficas:
FOX, Edward, BOWERS, Richard, FOSS, Merle. Bases fisiológicas da educação física e d dos desportos. Tradução de Giuseppe Taranto. 4.ed. Rio de Janeiro : Guanabara,
1991.
DAMASCENO, Leonardo.Natação para bebês.Rio de Janeiro: Sprint,1994.
BENTO,Jorge Olímpio.Pressupostos para o entendimento das funções de planejamento e a a avaliação no processo de ensino.Universidade Federal do Espírito Santo,1989.Apostila.
DAMASCENO , Leonardo. A estimulação essencial e a natação para bebês.In:Curso de N Natação – A psicomotricidade e a Natação aplicadas a crianças de 0 a 10 anos.Rio de J Janeiro:1986.Apostila.
FARIA, Anália R. de.O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget.São P Paulo:ATICA, 1989.
FONSECA, Vitor da .Psicomotricidade .São Paulo:Martins Fontes,1983.

Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade física, que por ser realizada em meio aquático, proporciona uma sensação de leveza e bem-estar.

A massagem proporcionada pela água por meio da pressão e resistência garante um efeito suave sobre a musculatura ajudando a aumentar a circulação de sangue e aliviando tensões. 

Ao contrário dos exercícios realizados no solo, na prática da hidroginástica, o indivíduo tem uma sensação de redução no peso, o que reduz de maneira importante a tensão nas articulações. Como o impacto é reduzido, as dores e os espasmos musculares pós-atividades praticamente não ocorrem.

A hidroginástica, quando praticada de maneira adequada e regularmente, permite uma melhora em todos os componentes do condicionamento físico, que são:

 Aeróbico 
 Melhorando a capacidade cardiovascular e pulmonar
 Força Muscular
 Resistência Muscular
 Flexibilidade
 Composição Corporal.

Outra vantagem importante da hidroginástica é que ela é uma das poucas atividades que podem ser realizadas por indivíduos com pouco ou nenhum condicionamento físico.

Com isso, pessoas de qualquer idade, inclusive gestantes, podem praticá-la. Nas gestantes, a hidroginástica ajuda na prevenção das dores lombares e cervicais e aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e o período de recuperação.

Modalidades
Hidro Local: trabalha os grupos musculares com halteres, luvas, tornozeleiras e outros equipamentos.

Water Running:
tipo de corrida, exercitando braços e pernas.

Hidro Core:
trabalha os músculos do abdome, quadril e costas, melhorando o equilíbrio e o alinhamento do corpo.

Deep Running:
outro tipo de corrida, praticada com o uso de um colete de flutuação, o que evita o contato com o solo e aumenta o trabalho cardiovascular.

Hidrobol:
prática de atividades utilizando uma bola, desenvolvendo a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade.

Hidro Sport:
realização de movimentos, sem uso de bolas, como se o indivíduo estivesse jogando vôlei, tênis, futebol e basquete.

Além desses, existem outras modalidades nas quais são realizados exercícios em esteiras, bicicletas ergométricas e trampolins imersos na água.

Hidroterapia

A Hidroterapia deverá ser ministrada unicamente por profissionais da saúde com especialização na Fisioterapia.

Entende-se por hidroterapia o tratamento pela água sob suas diversas formas e a temperaturas variáveis.

A água é um dos meios de cura, um veículo de calor ou frio para o corpo. Aplicada ao corpo, opera nele modificações que atingem, em primeiro lugar, o sistema nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre regularização do calor corporal.

As reações da aplicação da água são portanto, três: nervosa; circulatória e térmica.

Beneficios da Hidroterapia
 Alivia a dor e os espasmos musculares.
 Melhora a circulação sanguínea. 
 Aperfeiçoa o equilíbrio corporal e a coordenação motora. 
 Favorece o aumento das amplitudes de movimento, direta e indiretamente. 
 Promove o relaxamento muscular e emocional. 
 Diminui os edemas (inchaços), favorecendo o retorno venoso. 
 Estimula o trabalho respiratório, melhorando a capacidade pulmonar. 
 Facilita o treinamento muscular e o condicionamento cardiovascular. 
 Oferece oportunidade para a recreação e a socialização enquanto se realiza a terapia. 
 Facilita a execução de movimentos que são difíceis de serem realizados no solo.
 Nos casos de lesões com restrições de descarga de peso corporal no solo, facilita a movimentação sem que haja descarga total ou parcial do peso corporal.

Indicações
A hidroterapia é aplicada em grande parte das reabilitações físicas
 Pós-Operatórios Imediatos
 Pacientes Portadores de Hidrofobias
 Entre Outros. 

As principais indicações são das áreas de ortopedia e traumatologia
 Medicina Esportiva
 Reumatologia
 Neurologia
 Pneumologia. 

Dentre as principais estão
 Reabilitações Cirúrgicas Ortopédicas
 Doenças Reumatológicas 
 Fibromialgia
 Entorses
 Lesões Musculares e Articulares 
 Artrites
 Artroses

Serviços

Modelo profissional na terceirização de piscinas em estabelecimentos de ensino escolar, universitário, clubes, academias e condomínios residenciais.

Locais de Atuação
 Escolas de Ensino
 Academias
 Clubes
 Condomínios Residenciais

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